Guarda: Bispo pede investimento no «discernimento vocacional» para que jovens assumam «risco da escolha»

Mensagem de D. Manuel Felício para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Foto: Padre Hugo

Guarda, 20 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo da Guarda assinou uma mensagem para o próximo Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que a Igreja Católica assinala este domingo, pedindo que os jovens sejam educados para o “risco da escolha”.

“Cumpre-nos criar as condições, nas famílias, nas comunidades paroquiais e outras, e também nos ambientes da vida em sociedade, para que o discernimento vocacional possa acontecer, na vida de cada um, a começar pelas idades iniciais”, sustenta D. Manuel Felício, no texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O prelado sustenta que “quem escolhe bem vive bem, quem escolhe mal vive mal e quem não é capaz de assumir o risco da escolha ainda vive pior”.

“Parece que a vocação de cada pessoa é o que menos conta nos percursos de formação oferecidos na atualidade”, lamenta.

O 55.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações é celebrado no chamado ‘Domingo do Bom Pastor’, quatro semanas depois da Páscoa.

D. Manuel Felício recorda que, em 2018, a Igreja Católica vai viver uma assembleia do Sínodo dos Bispos, dedicado aos “jovens, a Fé e o discernimento vocacional”, por decisão do Papa, que propõe três atitudes: “escutar, discernir e viver o chamamento do Senhor”.

O bispo da Guarda convida os crentes a uma “redobrada atenção” aos “sinais discretos” da presença de Deus e recorda a importância do “discernimento espiritual”.

“Temos de reconhecer que o grande défice do percurso das pessoas em geral, a começar na idade juvenil, é a falta de ambientes e de disponibilidade pessoal, mas também de alguma ajuda externa para que esta caminhada de discernimento se faça”, observa o responsável.

A 55.ª Semana de Oração pelas Vocações, que decorre até 22 de abril, tem como tema ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’.

A Igreja Católica em Portugal preparou um guião para a iniciativa que inclui a mensagem do Papa Francisco, uma proposta de rosário vocacional e ‘Lectio Divina’, uma vigília de oração e catequeses para crianças e para jovens.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR