Guarda: Bispo nomeia novos arciprestes e nova direção da Cáritas Diocesana

D. José Pereira fez também nomeações para secretariados diocesanos e capelania

Foto Agência ECCLESIA/PR, D. José Miguel Pereira

Guarda, 21 out 2025 (Ecclesia) – O bispo da Guarda nomeou novos arciprestes para todos os arciprestados da diocese, para um mandato de três anos, e uma nova direção da Cáritas Diocesana, para um período de quatro anos.

“Neste ano em que iremos fazer um caminho com grupos e assembleias sinodais paroquiais, arciprestais e diocesanas, terei como importante fórum de escuta e discernimento o Conselho de Arciprestes, que procurarei reunir mensalmente”, pode ler-se no decreto publicado, com data de 1 de outubro.

D. José Pereira refere que, por essa razão, procurou “escolher sacerdotes que ainda não tivessem assento em outros fóruns de aconselhamento do bispo com reunião periódica frequente (o Pró-Conselho Episcopal e o Colégio de Consultores)”.

Entre os novos arciprestes estão o padre José Luís dos Santos Farinha (Covilhã-Belmonte), o padre Valter Tiago Salcedas Duarte (Fundão-Penamacor), o padre Ângelo Miguel Nabais Martins (Guarda-Manteigas) e o padre António dos Santos Freire (Pinhel – Figueira de Castelo Rodrigo).

O padre Eduardo Jorge Nunes Mendes é o novo arcipreste de Sabugal-Almeida, o padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa assume o arciprestado de Seia-Gouveia e o padre Manuel Fernando Presa Valente ocupa o cargo de arcipreste de Trancoso-Celorico da Beira.

Devido à conclusão do mandato dos anteriores órgãos gerentes da Cáritas Diocesana da Guarda, o bispo nomeou como nova presidente Maria Eduarda Branco Gaspar Dias Balau Figueiredo.

Da nova equipa fazem também parte António José Gonçalves Marques, vice-presidente; Maria Imaculada Conceição Ponciano, tesoureira; Maria Amélia Neves Costa, secretária; e José Rafael Mateus, vogal.

O conselho fiscal é formado por Manuel Baptista Rodrigues, presidente; José Luís Antunes Amaral, secretário; e Maria Isabel Varandas Esteves, vogal.

No decreto em que anuncia as nomeações, com a data de 30 de setembro, o bispo da Guarda deixa “uma palavra de gratidão” aos antigos responsáveis.

A Diocese da Guarda publicou ainda um decreto referente a nomeações pastorais, completando as realizadas a 31 de julho, nomeando o diácono José Marques Pereira Martins como coordenador do Departamento da Pastoral Penitenciária e Salete dos Santos Martins Pinto, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais, Património e Turismo, com a tutela da ExpoEcclesia.

Foi também nomeado o padre John Mário Duenes Muños como capelão da Santa Casa da Misericórdia de Almeida.

Neste seguimento, o bispo diocesano dispensou de funções, “com o reconhecimento pelo serviço prestado com generosidade, dedicação e entrega”, o padre António Carlos Dias Gama,” a seu pedido e por motivo de falta de forças, do anterior ofício de capelão da Santa Casa da Misericórdia do Fundão”.

Também o cónego Manuel Alberto Pereira de Matos foi dispensado do ofício de Moderador da Cúria, mantendo ainda todos os demais anteriores ofícios, nomeadamente o de vigário-geral.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top