Guarda: Bispo incentiva à oração pela «defesa e preservação da natureza»

Guarda, 01 set 2016 (Ecclesia) – O bispo da Guarda pediu aos fiéis que nas suas orações de hoje tenham presente a “defesa e preservação da natureza” no contexto do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que se celebra hoje.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, D. Manuel Felício incentiva a diocese a procurar introduzir na oração a intenção “pela defesa e preservação da natureza enquanto espelho de Deus e fonte recursos para a subsistência humana”.

O bispo da Guarda contextualiza que o Papa pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação “ofereça aos fiéis e às comunidades” a oportunidade de “renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado”, em sintonia com o que escreveu na sua carta encíclica ‘Laudato Si’.

Na nota também publicada no sítio online da diocese, D. Manuel Felício destaca que Francisco “deseja” que a celebração deste dia “seja organizada com a participação de todo o Povo de Deus”.

O pontífice argentino vai presidir hoje no Vaticano a uma celebração de oração para assinalar este dia pelo cuidado da criação, a partir das 17h00 locais (menos uma em Lisboa) e já publicou uma mensagem onde propõe como nova “obra de misericórdia” o cuidado da natureza.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é uma iniciativa que foi lançada pelo Papa em 2015 e tem também um âmbito ecuménico, uma vez que a data já era comemorada pela Igreja Ortodoxa.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top