D. José Pereira realizou nomeações pastorais, divulgadas em decreto

Guarda, 23 set 2025 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. José Pereira, publicou hoje um decreto de nomeações pastorais, anunciando três novos cónegos do Cabido da Sé catedral e nomeando-os membros do Colégio de Consultores.
Os padres Francisco Barbeira, diretor do secretariado diocesano das Comunicações Sociais e diretor do Jornal ‘A Guarda’; Henrique Santos, arcipreste de Guarda-Manteigas e delegado diocesano para a Pastoral da Cultura; e Joaquim Pinheiro, arcipreste de Seia-Gouveia e assistente eclesiástico do Secretariado Diocesano do Laicado e Família e do Departamento da Pastoral Familiar, são os três novos cónegos.
O Colégio de Consultores encontrava-se em risco de não reunir o número mínimo de membros necessário para deliberar, após o pedido de jubilação, por idade e saúde, do cónego Abel António Albino, explica a informação disponibilizada no site da Diocese da Guarda.
Desta forma, tornava-se necessário regularizar a situação, garantindo a continuidade e vitalidade destes órgãos.

“Com estas nomeações, D. José Miguel Barata Pereira reforça o dinamismo pastoral e a missão do Cabido e do Colégio de Consultores, sublinhando que este serviço não deve ser entendido como uma posição de privilégio, mas como uma verdadeira missão ao serviço da Diocese”, pode ler-se.
No documento, o bispo realça a importância do Cabido da Sé Catedral que coopera com o Bispo diocesano na missão de santificar e ensinar, promovendo também a formação litúrgica e teológica a partir da Catedral.
“O Cabido da Sé é chamado a desempenhar um papel significativo no diálogo entre fé e cultura e no anúncio do Evangelho da Esperança à sociedade”, explica a Diocese da Guarda.
Já o Colégio de Consultores, que coincide na Diocese da Guarda com o Cabido da Sé, é “um importante órgão de colegialidade e comunhão com o Bispo na condução da ação pastoral”, acrescenta.
LJ/OC