Iniciativa de sensibilização está a decorrer em Seia
Guarda, 08 abr 2015 (Ecclesia) – A luta contra os maus tratos a crianças e jovens junta hoje, na Diocese da Guarda, 150 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Escola Secundária de Seia numa marcha de sensibilização pela cidade.
Uma nota publicada no site do Secretariado Nacional da Educação Cristã adianta que “a iniciativa procura chamar a atenção da comunidade para a problemática da violência” infligida aos mais novos, “temática que tem sido desenvolvida no contexto escolar”.
A marcha, em que professores e alunos transportam cartazes com mensagens e material informativo a distribuir pelas pessoas, está a percorrer a Avenida 1.º de Maio e termina por volta das 11h00, junto ao Monumento ao Bombeiro de Ceia, com a formação de um ‘laço humano’ de cor azul.
O evento está ligado à primeira ação da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, que envolve a Câmara Municipal de Ceia, a comissão local de Proteção de Crianças e Jovens e o Contrato Local de Desenvolvimento Social + SENA.
Tem como principal objetivo “a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus tratos na infância; da família, para o exercício de uma parentalidade positiva; e da criança/ jovem”, no sentido de conhecerem os seus direitos.
Entre outras organizações e coletividades, o projeto conta com a participação da Guarda Nacional Republicana, que esta manhã está a promover uma demonstração da sua ação para a população em geral, enquadrada em áreas como a “Investigação e Apoio a Vitimas Específicas” e a “Prevenção Rodoviária”.
JCP