Guarda: Ação dos agentes pastorais desperta vocações

D. Manuel Felício escreve mensagem sobre Semana dos Seminários

Guarda, 07 nov 2013 (Ecclesia) – D. Manuel Felício, bispo da Guarda, escreveu uma nota sobre a Semana dos Seminários, de 10 a 17 de novembro apela às comunidades cristãs que acompanhem “aqueles que dão sinais de vocação”.

“Sempre a nossa Diocese manifestou uma atenção e um carinho especiais pelo seminário, esse tempo em que os seminaristas crescem na vocação para serem presença viva de Cristo nas comunidades cristãs e mesmo na sociedade em geral”, refere.

“É esta meta de ser padre que tem de determinar os modelos da formação organizada no tempo de seminário mas também o serviço da pastoral das vocações nas comunidades cristãs e no pré-seminário”, acrescenta o prelado.

O bispo da Guarda sustenta que é preciso “fortalecer com a inscrição de novos candidatos indicados pelos respetivos párocos” uma vez que neste momento a diocese tem um candidato ao sacerdócio “na fase de estágio pastoral”, quatro seminaristas no Seminário Maior, “apenas dois nos três anos que o precedem” e “seis inscritos” no pré-seminário”.

Nesse sentido, D. Manuel Felício apela para que todas as comunidades cristãs, nomeadamente aos párocos, catequistas e outros formadores vivam o “desejo continuado de se abrirem cada vez mais à pessoa de Cristo e aprofundarem a relação com Ele”, votos que estende a quem trabalha com jovens e adolescentes nas escolas, “sobretudo os professores de educação moral e religiosa católica e outros mandatados para a pastoral do ensino superior” que são o “tempo próprio” para se abrirem “à chamada de Cristo”.

Em todos estes processos revelam-se nos adolescentes e jovens “sinais de aptidão” para “exercer o Ministério Sacerdotal”, relembra o bispo da Guarda que pede atenção a estes agentes para definirem “o momento de lhes fazer a proposta” de se inscreverem no pré-seminário ou entrarem no seminário vocacional para fazerem “em melhores condições o seu discernimento”.

Este ano a Semana do Seminários diocesanos celebra-se com o tema ‘Para que Cristo se forme em nós’, de 10 a 17 de novembro.

Na nota episcopal, publicada na página online da diocese, D. Manuel Felício revela preocupação em fortalecer as várias etapas de seminário que os candidatos ao sacerdócio podem percorrer sem descurar as “vocações mais inesperadas” que surgem de pessoas com “diferentes idades, situações humanas, profissionais e sociais”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top