Grupo Missionário João Paulo II em missão no Brasil

Diocese de Coimbra dá continuidade ao trabalho missionário iniciado em 2008

O Grupo Missionário João Paulo II, da diocese de Coimbra, voltou este ano ao Nordeste do Brasil, no Maranhão, para dar continuidade à missão iniciada em 2008.

Um grupo de 10 voluntários, acompanhados pelo Pe. Luís Miranda, sacerdote da diocese de Coimbra, partiram para Chapadinha rumo à comunidade que conheceram e com quem trabalharam.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA manifesta a continuidade do trabalho. “Tem sido uma alegria ver que o pouco que fizemos no ano passado deu frutos, pelo menos mobilizou as pessoas nas comunidades e nos bairros para fazerem mais”, explica Idalécia Videira, do grupo de voluntários.

A catequese, os movimentos, os grupos estabelecidos, o aumento de baptismos e de grupos de casais “estão mais organizados e cresceram em número”, regista.

Vários bairros “ficaram com igrejas pequenas, agora para acolher todo o povo que assumiu o seu ser cristão, fruto da evangelização continuada porta a porta ou pela pastoral da família”.

O dia em Chapadinha começa “cedo acompanhado de muito calar”. A oração e o trabalho comunitário marcam o mês de trabalho.

“Estamos a fazer evangelização porta a porta todas as manhãs”, explica Idalécia que aponta ser um “desafio renovado cada dia, conseguir ver, sentir e  ouvir Deus no meio do povo, são lições absolutamente transformadoras”.

O grupo de voluntários integrou as reflexões sobre a família, que decorriam na paróquia e está também a dinamizar “um grupo coral para a capela de S. Raimundo”.

O objectivo é juntar crianças e adolescentes e animá-los para os festejos de S. Rainundo, que a comunidade vai viver no dia 21, mas “potenciar o grupo para as celebrações paroquiais”. Na primeira reunião “apareceram 60 entre crianças e jovens”.

Alguns voluntários estão a optimizar a sua formação. “Duas estudantes de enfermagem estão a trabalhar um dia por semana no hospital e têm ainda outras coisas para fazer na formação”.

Também um finalista de dentária “vai trabalhar uma tarde por semana no centro de saúde com uma dentista que é da comunidade também”, explica Idalécia Videira.

O grupo de missão da diocese de Coimbra está durante o mês de Agosto a trabalhar com as Irmãs Criaditas dos Pobres e os sacerdotes da Boa Nova junto das populações do Maranhão que em Maio foram afectadas pelas chuvas e cheias.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top