O grupo de trabalho inter-religioso encarregue de acompanhar a aplicação da nova lei da assistência espiritual e religiosa nos hospitais reúne-se nesta Quinta-feira com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, para articular o funcionamento do grupo com o Ministério da Saúde. Este encontro será no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
Constituído por representantes máximos de várias entidades religiosas, este grupo debruçar-se-á sobre a questão da articulação com o Ministério e sobre a concepção dos lugares de culto multi-religiosos, ocupar-se-ão, ainda, das propostas de regulamentos internos de assistência espiritual e religiosa nos hospitais, cujo prazo de elaboração termina a 22 de Janeiro.
Este grupo foi constituído em Dezembro último, em sessão em que esteve presente a Ministra da Saúde. Nesse encontro, Ana Jorge formulou votos de que esse Grupo, nascido do diálogo entre os diversos Credos e Confissões religiosas mais representativas radicados em Portugal, pudesse formalizar-se e constituir uma instância de acompanhamento do processo de aplicação da nova regulamentação da assistência espiritual e religiosa hospitalar, veiculada pelo Decreto-Lei 253 de 23 de Setembro de 2009.
Na Declaração Conjunta que saiu do Encontro de Dezembro, destaca-se “o acordo entre os vários Credos, no sentido de serem conservadas as capelas de culto católico nos hospitais e de serem criados outros lugares de culto multi-religiosos, passíveis de serem usados por todos os que não se reconhecem nos templos existentes” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Estará também presente um arquitecto “a quem um dos maiores hospitais do país já pediu a concepção de um destes lugares que possa vir a ser referencial para o que se venha a fazer em outras unidades de saúde. Nesse sentido, aliás, se pronunciaram os representantes religiosos presentes na reunião no hospital cujo Conselho de Administração tomou esta iniciativa” – sublinha o documento.
Estarão presentes Cristãos de várias Igrejas – Católicos, Protestantes e Ortodoxos –, Judeus, Muçulmanos, Hindús, Budistas e eventualmente outros ainda não confirmados.
O encontro terminará pelas 17.30h, hora a que será divulgada uma nota informativa à comunicação social.
Mais informações através do Pe. José Nuno – 913 643 679; pejnuno@gmail.com ou Paulo Pinto – 913 235 891; pjnuno@hsjoao.min-saude.pt