Gripe A: Bispo de Setúbal pede prudência

D. Gilberto Canavarro Reis diz que fiéis com sintomas devem ficar em casa. Alertas em tempo de Verão estendem-se à estrada e aos incêndios

O Bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro Reis, recomenda aos fiéis que apresentam sintomas de Gripe A que permaneçam em casa, mesmo se for Domingo, e escutem as leituras da Missa pela Televisão “para não correr o risco de contaminar alguém”.

Numa nota pastoral para os “tempos de Verão”, o prelado fala da ameaça da doença e recorda as “indicações para este tempo de crise” do Serviço Nacional da Pastoral da Saúde, que o jornal da Diocese publicou a 17 de Julho.

“Peço que as leiam para nos protegermos melhor a todos”, aponta.

Preferir a comunhão nas mãos, reduzir o abraço da paz, purificar as mãos com soluções anti-sépticas, arejar as igrejas e manter as pias de água benta vazias são algumas das recomendações da Pastoral da Saúde para evitar a propagação da Gripe A.

D. Gilberto Reis pede que “quem, apesar de tudo, optar por comungar na boca, esteja com mais cuidado para que não toque com a língua ou com os lábios na mão do ministro da comunhão”.

O número de pessoas infectadas com o vírus H1N1 , em Portugal, já ultrapassou os 400.

 Acidentes e incêndios

Para lá da questão da Gripe A, o Bispo de Setúbal convida a “estar atento a algumas situações mais presentes nesta altura de Verão e a intervir de forma responsável e lúcida” nas mesmas: trata-se dos incêndios e dos acidentes de viação

“Conheceis as orientações e apelos feitos para vencermos estas situações de crise. Por isso, não considero necessário referir os cuidados a ter para evitar ou minorar estas calamidades, que afectam a todos mesmo quando não nos atingem directamente”, assinala D. Gilberto Reis.

Para este responsável, cada católico deve “empenhar-se em cumprir, com todo o cuidado, as normas propostas e, quanto depender de si, contribua para outros o façam”.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR