Greve geral: Patriarca de Lisboa valoriza «genuína vontade de cooperação» entre Governo e sindicatos e aponta a salários ao nível da Europa

«Para além de ser um fator de promoção do trabalhador, é um fator de promoção do próprio trabalho», afirma D. Rui Valério

Foto Agência ECCLESIA/MC, D. Rui Valério

Lisboa, 21 nov 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa afirmou hoje que “é urgente” colocar os vencimentos em Portugal ao nível da Europa e valoriza a “genuína vontade de cooperação” entre Governos e sindicatos, no contexto do pré-aviso de greve geral.

“Há um dado que a mim me tem dado muita esperança e muita alegria, que é o facto de ver que, seja da parte do Governo, seja da parte das instâncias sindicais, existe uma genuína e autêntica vontade de cooperação e de entendimento”, disse hoje D. Rui Valério em declarações à Agência ECCLESIA.

Na sequência das negociações iniciadas com a apresentação do anteprojeto de lei da reforma da legislação laboral pelo Governo, a UGT e a CGTP entregaram no Ministério do Trabalho o pré-aviso de greve geral, no dia 11 de dezembro.

Para o patriarca de Lisboa, “o dado mais relevante” das negociações em curso é que os protagonistas, “cada um com as suas responsabilidades”, querem “encontrar solições”, notando “abertura de parte a parte”.

“Neste momento, o meu pronunciamento é de saudar essa vontade, essa autenticidade e esse genuíno interesse em encontrar um caminho que possa ser trilhado em conjunto”, sublinhou.

Questionado sobre a necessidade de rever a legislação laboral, D. Rui Valério disse que não se sente capacitado para “dizer tanto”, apontando para a urgência de rever os salários em Portugal, equiparando-os à Europa.

“Aquilo que eu considero que é urgente é colocar o nível dos nossos vencimentos, dos nossos trabalhadores, ao nível da Europa. Isso é uma luta que eu já tenho feito referência, e volto aqui a repeti-lo”, afirmou D. Rui Valério à Agência ECCLESIA.

O Patriarca de Lisboa lembrou “que há complicações, que há muitos problemas, que há muitas dificuldades, que não é simples”, sublinhando a necessidade de, pelo salário, “conferir dignidade ao próprio trabalho”.

“Para além de ser um fator de promoção do trabalhador, é um fator de promoção do próprio trabalho”, sublinhou.

D. Rui Valério presidiu esta tarde à bênção e inauguração da remodelação do refeitório Rosália Rendu, um equipamento social das Irmãs de São Vicente de Paulo, em Lisboa, que serve diariamente cerca de 200 refeições de segunda a quinta-feira e 300 à sexta-feira.

PR

Partilhar:
Scroll to Top