Grécia: Papa reza pelas vítimas e feridos do «gravíssimo incêndio» no nordeste de Atenas

Francisco manifestou proximidade junto dos atingidos pelo «grave acontecimento»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 15 ago 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco dirigiu hoje, depois da recitação do ângelus, no Vaticano, uma mensagem ao povo da Grécia, na sequência do “gravíssimo incêndio” que deflagrou no domingo e assolou o nordeste de Atenas.

“Rezo por todas as vítimas e feridos, asseguro a minha proximidade a todos aqueles que são atingidos por este grave acontecimento, confiando que possam ser apoiados pela comum solidariedade”, disse o Papa, através da janela do Palácio Apostólico frente à praça de S. Pedro.

Na Solenidade da Assunção da Virgem Maria, Francisco lembrou os “dezenas de milhares de pessoas” que já foram retirados, as “muitas famílias que ficaram sem casa” e os milhares de pessoas que enfrentam terríveis dificuldades devido ao grande incêndio.

“Além dos imensos danos materiais, está a criar-se uma catástrofe ambiental”, referiu.

As chamas deflagraram no domingo na região de Ática, nos arredores de Atenas, e propagaram-se, devido ao vento, à malha urbana da capital, causando a morte de uma pessoa, uma mulher moldava.

O incêndio, que obrigou à evacuação de dezenas de cidades e aldeias dos subúrbios da cidade, causou danos materiais e devastou 10.000 hectares, foi controlado, informa a Lusa, esta quarta-feira, tendo os bombeiros continuado alerta para extinguir pequenos focos na zona.

Além da referência à Grécia, o Papa apelou, mais uma vez, pelo cessar-fogo no Médio Oriente e pela libertação de reféns, lembrando ainda outras populações em guerra, como a Ucrânia, o Sudão e o Myanmar.

Antes da recitação do ângelus, Francisco assinalou a Solenidade da Assunção da Virgem Maria.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR