Ministro dos Negócios Estrangeiros comenta resignação do Papa
Lisboa, 12 fev 2013 (Ecclesia) – O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse hoje que o Governo português manifesta à Santa Sé o “profundo respeito” do Governo pela decisão de Bento XVI em renunciar ao pontificado, anunciada na segunda-feira.
“Muita gente notou a coragem, a lucidez e a humildade que esta decisão de renúncia trazia em si mesma. Eu acrescentaria que há uma grandeza que só a verdadeira humildade de certas atitudes pode revelar”, referiu o responsável, em declarações à Rádio Renascença.
Portas recordou que “Bento XVI que começou o pontificado apresentando-se como um humilde trabalhador da vinha do Senhor” e diz que “termina o seu pontificado reconhecendo que a missão implica um vigor de corpo e de espírito que ele sente que estão a diminuir nele próprio”.
“Essa humildade e grandeza são um ato de coerência desde o início”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Paulo Portas recordou de forma especial a visita de Bento XVI a Portugal em 2010: “Pela extraordinária mobilização da sociedade portuguesa de que todos nos lembramos, pelo carinho com que o povo português recebeu o Santo Padre e pela paz que ele nos soube trazer”.
RR/OC