Gondomar, 05 nov 2018 (Ecclesia) – Os Franciscanos Capuchinhos em Portugal vão dinamizar uma semana bíblica sobre ‘Jovens, Bíblia e Fé’ entre hoje e 10 de novembro, na cripta da igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Gondomar, na Diocese do Porto.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização realça que o tema da 19.ª Semana Bíblica de Gondomar insere-se “no ambiente temático do Sínodo dos Bispos” que terminou no dia 28 de outubro, em Roma.
Neste contexto, apresentam também diversas razões para a escolha do tema ‘Jovens, Bíblia e Fé’, como o seu “desejo comum” que a Igreja seja “autêntica, transparente, acolhedora, misericordiosa e sobretudo que não exclua ninguém” e que as comunidades devem fazer dos jovens “sujeitos e protagonistas na evangelização dos jovens pobres, marginalizados e excluídos”.
Para a preparação do encontro a comunidade dos Capuchinhos de Gondomar convidou os seus jovens, através do Grupo Chama, e do programa destacam-se mesas redondas, para “suscitar uma maior participação e debate sobre os temas”.
No primeiro dia, ‘Interrogações dos Jovens perante a Fé’ vai juntar o padre Jesuíta Paulo Duarte, Isabel Azevedo Oliveira e o testemunho de Ana Reis.
‘Bíblia, Fé e Vocação’ conta com a intervenção do padre Carlos Miguel Gonçalves, do Patriarcado de Lisboa, e o testemunho de Isabel Martins da Silva, no dia 7 do próximo mês.
No penúltimo dia uma mesa redonda dedicada a ‘Maria, Modelo do Jovem e da Mulher na Igreja junta as religiosas Maria Amélia Costa e Maria Filomena Reis e conta com os testemunhos de Manuela Fonseca e Filipa Luz.
Entre hoje e sábado, 10 de novembro, este encontro pretende “corresponder às inquietações dos jovens de qualquer idade” mas contribuir também para que “assumam a consciência de que devem ser verdadeiros sujeitos e protagonistas de evangelização nas comunidades paroquiais”.
O comunicado explica que o objetivo primordial das Semanas Bíblicas dinamizadas pelos Franciscanos Capuchinhos em Portugal é “refrescar a Mensagem do Evangelho, buscando na Bíblia as raízes da fé”, e citam S. Jerónimo: “Ignorar a Bíblia é ignorar Cristo”.
CB