Médio Oriente: Papa apela a cessar-fogo imediato, condenando ataque contra única paróquia católica de Gaza

Igreja da Sagrada Família foi atingida por militares israelitas, deixando mortos e vários feridos

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 17 jun 2025 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje a um cessar-fogo “imediato” na Faixa de Gaza, apos um ataque israelita que atingiu a única paróquia católica do enclave palestino.

Numa mensagem enviada através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa renova o apelo por um “cessar-fogo imediato” e manifesta “profunda esperança no diálogo, na reconciliação e na paz duradoura na região”.

Leão XIV mostra-se “profundamente entristecido” pelo ataque, dirigindo-se ao padre Gabriel Romanelli, pároco de Gaza, que ficou ferido.

“Sua Santidade, o Papa Leão XIV, ficou profundamente entristecido ao saber da perda de vidas e dos feridos causados pelo ataque militar à Igreja Católica da Sagrada Família, em Gaza, e assegura ao pároco, padre Gabriel Romanelli, e a toda a comunidade paroquial a sua próxima apoio espiritual”, pode ler-se.

“O Santo Padre reza pela consolação dos que choram e pela recuperação dos feridos”, acrescenta a mensagem.

O ataque militar israelita contra a igreja católica da Sagrada Família em Gaza causou mortos e vários feridos, alguns dos quais em estado grave.

A estrutura da igreja, que ainda acolhe cerca de 500 pessoas que fugiram da guerra, teria sofrido vários danos.

“A igreja da Sagrada Família, em Gaza, foi atingida por um ataque esta manhã. Há vários feridos no local, incluindo o pároco, frei Gabriel Romanelli”, informou o Patriarcado Latino de Jerusalém , numa nota divulgada através das redes sociais.

A instituição responsável pela única paróquia católica na Faixa de Gaza informa que vai continuar a fornecer “detalhes adicionais, após a sua confirmação”, sobre este ataque.

No início deste mês de julho, a Cáritas Jerusalém denunciou o aumento da violência em Gaza, por parte das forças militares de Israel, referindo que os habitantes do enclave palestinos estão “forçados a escolher entre a morte e a morte”; cerca de 400 pessoas estavam refugiadas na igreja da Sagrada Família, entre elas 15 funcionários da Cáritas, com as suas famílias.

No dia 16 de dezembro de 2023, uma mãe e filha morreram num ataque israelita à Paróquia da Sagrada Família, segundo o Patriarcado Latino de Jerusalém um atirador das Forças de Defesa de Israel (IDF) “disparou um tiro contra as duas mulheres cristãs que caminhavam para um convento”.

A guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel, em 7 de Outubro de 2023, que provocou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas. Israel lançou em seguida uma ofensiva militar em grande escala na Faixa de Gaza, com milhares de mortos, de acordo com o Governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

CB/OC

Gaza: Cáritas diz que situação no terreno chegou a «ponto de rutura»

Partilhar:
Scroll to Top