Gaza: Papa telefonou aos presidentes de Israel e da Palestina

Francisco lamenta clima crescente de «hostilidade» e «sofrimento» para os dois povos

Cidade do Vaticano, 18 jul 2014 (Ecclesia) – O Papa telefonou hoje aos presidentes de Israel e da Palestina, Shimon Peres e Mahmoud Abbas, para lhes transmitir a sua preocupação perante a atual situação de conflito, “que afeta particularmente a Faixa de Gaza”.

A sala de imprensa da Santa Sé revela em comunicado que Francisco quis reforçar o apelo à paz que tinha lançado este domingo, no Vaticano, para superar um “clima crescente de hostilidade, ódio e sofrimento” para israelitas e palestinos.

A situação, acrescenta a nota, está a deixar “numerosíssimas vítimas” e criou uma “grave emergência humana”.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou hoje que o exército intensifique a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza, que tem como objetivo destruir os túneis subterrâneos construídos pelo Hamas para a entrada de mercadoria, dinheiro e armamento naquele território.

Pelo menos 260 palestinos morreram e 1770 ficaram feridos em cerca de duas semanas de confrontos; do lado israelita morreram um civil e um militar.

Francisco disse a Peres e Abbas que é necessário “continuar a rezar e a trabalhar para que todas as partes envolvidas e os que têm responsabilidades políticas a nível local e internacional se comprometam no fim da hostilidade”.

O Papa apela a “uma trégua”, em favor da “paz e da reconciliação dos corações”.

“Como fez durante a sua recente peregrinação à Terra Santa e por ocasião da invocação pela paz do último dia 8 de junho, o Santo Padre assegurou a sua intercessão incessante e a de toda a Igreja pela paz”, informa o comunicado da Santa Sé.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top