Gana: Bispos de África e Madagáscar discutem futuro da Igreja na região

Assembleia plenária debate sustentabilidade económica e social das comunidades católicas

Começou hoje, dia 27, no Gana, a 15ª assembleia plenária do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM).

Trata-se de uma iniciativa que se prolonga até dia 1 de Agosto, na cidade de Accra, e que tem como objectivo celebrar 40 anos de diálogo religioso e colaboração mútua entre as duas regiões.

Para o efeito, vai ser discutido o tema “SCEAM, 40 anos mais tarde: A independência e as perspectivas da Igreja em África”.

Muitas das Igrejas africanas enfrentam problemas de sustentabilidade, a nível económico e social, e dependem em grande parte da ajuda externa, vinda sobretudo das comunidades europeias.

Segundo a Rádio Vaticano, o evento abriu com uma missa solene, presidida pelo presidente do SCEAM, o Cardeal Polycarp Pengo.

Durante a sua homília, e referindo-se ao tema da assembleia, aquele responsável referiu que “a autonomia não pode ser conseguida de costas voltadas para Deus. Não pode ser confundida com os nossos projectos de auto-glorificação, em vez da glória de Deus e da Igreja”.

Outro dos pontos em destaque será a avaliação de como estão a ser aplicados os princípios propostos no último Sínodo Especial para o continente africano. Recorde-se que durante aquela iniciativa, realizada em Roma, no ano passado, foram abordados temas como a reconciliação, a justiça e a paz.

Está prevista a leitura de uma mensagem de Bento XVI, através do núncio apostólico no Gana, D. Léon Kalenga.

São também esperadas comunicações de outras organizações do Vaticano, como por exemplo a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Conselho Pontifício Justiça e Paz.

Participam nesta 15ª assembleia plenária do SCEAM mais de 200 delegados, incluindo cardeais, bispos, padres, membros de ordens religiosas e leigos.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR