Galegos querem ver o Papa no Porto

O presidente da Associação de Amigos do Caminho Português de Santiago de Compostela, sediada em Pontevedra, Espanha, vai fretar um comboio para a missa a que Bento XVI vai presidir no Porto.

A composição da Renfe, operadora espanhola de caminho de ferro, vai recolher peregrinos em Santiago, Pontevedra, Vigo, Tui e em algumas cidades do Norte de Portugal, disse à Lusa o presidente da instituição, Celestino Lores.

O programa da viagem, a que aderiram pelo menos duas centenas de pessoas, prevê que o comboio parta da Galiza a 13 de Maio e que os passageiros pernoitem no Porto, regressando no dia seguinte, após o termo da visita papal.

Várias paróquias galegas estão por seu lado a fretar autocarros para levar fiéis ao Porto, referiu o porta-voz do Bispado de Tui e Vigo, Pe. Alberto Cuevas.

Uma das comunidades que vai marcar presença é a de Fátima, em Vigo, cuja igreja está decorada com um retábulo que representa os principais acontecimentos relacionados com as aparições marianas na Cova de Iria.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, disse esperar “largos milhares de pessoas” para a missa, “não só vindas de todo o Norte, mas também da Galiza”.

Bento XVI permanecerá cerca de quatro horas no Porto, no dia 14 de Maio, presidindo à missa na Avenida dos Aliados, pelas 10h15, e despedindo-se da região às 13h30 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, de onde embarca num avião da TAP rumo ao Vaticano.

Com Diário do Minho

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR