Gabão: Papa mostra preocupação com «crise política»

Resultados das eleições presidenciais são contestados por líder da oposição

Cidade do Vaticano, 11 set 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco mostrou hoje a sua preocupação pela “crise política” no Gabão, após as eleições presidenciais no país africano, e apelou ao diálogo entre as fações em conflito.

“Gostaria de pedir uma oração pelo Gabão, que está a atravessar um momento de grave crise política”, pediu aos peregrinos e visitantes reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a recitação da oração do ângelus.

Francisco rezou em particular pelas vítimas dos confrontos e os seus familiares.

O presidente do Gabão, Ali Bongo foi reeleito para um segundo mandato de sete anos, com 49,80% dos votos contra 48,23% do líder da oposição Jean Ping, que contesta o resultado.

O anúncio da reeleição de Bongo, esta quarta-feira, gerou uma série de tumultos e pilhagens em várias cidades do país, provocando várias mortes e detenções.

O Papa associou-se aos apelos dos bispos católicos no país africano para “convidar todas as partes a recusar qualquer violência e a ter sempre como objetivo o bem comum.

“Encorajo todos, em particular os católicos, a ser construtores da paz no respeito pela legalidade, no diálogo e na fraternidade”, concluiu.

OC

Partilhar:
Scroll to Top