Iniciativa nacional juntou 12 equipas em convívio de dois dias
Vila Real, 05 jul 2011 (Ecclesia) – Os padres de Vila Real ganharam hoje a «Clericus Cup» 2011, um torneio nacional de futsal para sacerdotes católicos, ao derrotarem na final, por 2 a 1, a equipa de Viana do Castelo, vencedora das últimas edições.
“Um resultado justo”, na opinião padre Pedro Rei, de 29 anos, elemento da equipa vencedora, no final desta competição de dois dias, que decorreu precisamente em Vila Real.
Doze equipas constituídas por padres e diáconos de várias dioceses de Portugal disputaram a sexta edição da «Clericus Cup» que teve como melhor marcador o padre Marco Gil, da arquidiocese de Braga, e como vencedora do prémio fair-play [jogo limpo] a diocese do Funchal.
A equipa da diocese de Lamego, terceira classificada, vai receber a próxima edição do torneio, em 2012.
Da competição deste ano devem sair os convocados para «Champions Clerum», torneio europeu, mas “os eleitos só serão conhecidos no próximo mês de outubro”, afirmou o padre Pedro Rei.
Mesmo sendo uma competição para padres, o árbitro teve de mostrar nas meias-finais o cartão amarelo a um jogador de Vila Real porque “protestou” no “calor do jogo”, sublinhou o sacerdote da diocese vencedora.
Os eliminados assistiram à final “entre os melhores” e “partilharam com os vencedores”, uma forma de promover a “comunhão entre o clero das várias dioceses”, acrescentou.
A diocese de Viana do Castelo ganhou as primeiras cinco edições, uma hegemonia quebrada este ano pela diocese transmontana.
“Era algo que já esperávamos”, salientou à Agência ECCLESIA o padre António Cunha, de 33 anos, capitão de equipa da segunda classificada.
O “fator casa” a pender para os vencedores e o “cansaço” foram algumas razões apontadas para a derrota, mas “eles mereceram”, declarou.
O padre António Cunha recordou as cinco taças conquistadas nos últimos anos e levantou a hipótese da renovação da equipa: “Há possibilidade de dois ou três colegas fazerem parte do grupo”.
A «Clericus Cup» deste ano incluiu equipas de Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Porto, Funchal, Lisboa, Guarda, Lamego, Évora/Algarve, bem como os Alfa (padres de Braga, Viana do Castelo e dos religiosos vicentinos) e Ómega (padres de Leiria-Fátima, Santarém, Coimbra, Aveiro e Bragança-Miranda).
LFS