Fundão, Castelo Branco, 15 abr 2014 (Ecclesia) – A paróquia da Capinha no Fundão realizou no Domingo de Ramos as tradicionais cerimónias da Semana Santa.
“Sob a divisa “fé, tradição e cultura” realizou-se na paróquia de Capinha, Fundão, as tradicionais, e já ancestrais, cerimónias do domingo de ramos”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Esta celebração promovida pela paróquia e assumida pela Confraria das Almas envolve toda a localidade do concelho do Fundão sendo que “o trágico próprio destes momentos da celebração da paixão e morte de Cristo contrastou com o belo dos arcos enfeitados e os ramos que marcaram o início das celebrações”.
Após a Missa de Domingo de Ramos, que contou “com a leitura solene da paixão, a multidão, que tornou pequena a Igreja matriz, meditou na injusta condenação que Jesus sofreu”.
Percorreram-se depois as ruas da freguesia, “meditando nos passos dolorosos da Paixão de Cristo” tendo sido dado especial destaque “ao encontro entre Jesus e sua mãe, cena que foi encenada com a deslocação dos andores e explicada pelo pároco”, explica a nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ao cair da noite, reuniu-se novamente enorme assembleia para reviver o “enterro do Senhor” e “encenou-se a descida da Cruz e a cena do Cristo morto nos braços da Senhora da Soledade”.
Sempre acompanhados pela Filarmónica de Pêro Viseu, “num silêncio inaudito”, percorreram-se novamente as ruas desta localidade “apenas ecoando o grito trágico e choroso da Verónica”, sintetiza a nota.
MD