Assinalando o final do Ano Sacerdotal, convocado por Bento XVI, a Fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre – lança hoje, pelas 18h30, na Igreja do Sacramento (Baixa de Lisboa), a obra «Sacerdotes Heróicos», que retrata 12 histórias de padres do nosso tempo, que será oferecida a cada participante.
O lançamento contará com a presença do autor, John Pontifex, responsável pelo Departamento de Informação do secretariado inglês da AIS, bem como um dos “heróis” retratados no livro, o P. Peter Shekelton, sacerdote de origem inglesa a trabalhar como missionário no Brasil, onde atende jovens que caíram na criminalidade, prostituição e toxicodependência.
Durante o Verão, o P. Peter visita as aldeias e povoações da Amazónia, que por vezes passam vários anos sem receber visitas de sacerdotes. Na companhia de jovens, percorre cerca de 3000 km para visitar os fiéis que esperam ansiosos a chegada de sacerdotes e jovens evangelizadores. Durante muito tempo sonham em vê-los celebrar a Santa Missa e receber os sacramentos, pelo menos uma vez por ano.
Actualmente, o P. Peter visita estas aldeias todos os anos. “Quando chego, no ano seguinte, fico a saber da morte de muitos crentes a quem administrei os sacramentos. Alguns morrem literalmente no dia seguinte, como se tivessem esperado pelos sacramentos para morrer”, conta o jovem padre.
A Fundação AIS considera que o Ano Sacerdotal foi particularmente rico para a organização, que tem como missão, entre outras, ajudar os sacerdotes, desde a sua formação no seminário e durante toda a sua vida, como formação contínua, ajuda de subsistência, meios de evangelização, etc.
Esta é uma tarefa essencial da Fundação AIS, que a diferencia de todas as outras organizações de acção social.
“Numa altura em que a figura do sacerdócio está a ser posta em causa e atacada, por causa dos escândalos de abusos sexuais, vale a pena mostrar estes rostos de padres que vivem para os outros, se consomem ao serviço da comunidade e muitas vezes entregam a sua vida de forma dramática por amor e fidelidade a Cristo”, refere a organização católica internacional.
Depois de, no início do Ano Sacerdotal, ter lançado o livro «Sacerdotes em Cristo», apresenta-se agora um livro mais universal, a apontar para a catolicidade da Igreja e os desafios da missão.