Para tornar “luminosa a existência” disse D. António Carrilho
Funchal, Madeira, 09 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. António Carrilho, disse, esta terça-feira, São Vicente de Paulo é um exemplo para a sociedade atual porque “relembra gestos acessíveis e simples”.
Na homilia da solenidade de Santa Luísa Luísa de Marillac, no 4º Centenário do Carisma Vicentino, D. António carrilho disse, na Sé do Funchal, que não pode “transformar o mundo, se não começarmos por transformar o nosso próprio mundo”. “Transformamo-lo, quando começamos a sarar as nossas feridas e a tornar luminosa a nossa existência”, referiu o bispo na homilia.
“Repartir o pão com o faminto, dar pousada aos sem-abrigo, vestir os que não têm roupa e não voltar as costas ao semelhante, ao outro” são gestos essenciais aponta D. António Carrilho.
Com o título «Converter-se ao pobre, promover a sua dignidade!», o bispo do Funchal sublinhou na homilia que a Diocese do Funchal “associa-se à ação de graças por este dom, porque também ela tem beneficiado dele, desde a segunda metade do século XVIII”.
Foi em 1617 que Vicente de Paulo se deixou tocar por Deus “ao deixar-se converter por um pobre e ao converter-se ao pobre” e “não para o eternizar na sua pobreza, mas para o reinvestir na sua dignidade de outro”.
LFS