Funchal, Madeira, 15 jun 2012 (Ecclesia) – A nova capela de Nossa Senhora da Conceição, conhecida popularmente como «Capela das Babosas», na paróquia do Monte, Funchal, deverá ser construída nos próximos tempos e já existe o projeto arquitetónico.
A tempestade que se abateu sobre a Madeira em 20 de fevereiro de 2010 destruiu por completo a capela centenária de Nossa Senhora da Conceição, no Largo das Babosas, Monte; e no meio do lamaçal, foi resgatada a imagem da padroeira.
De então para cá, como “sinal de fé e de esperança”, a paróquia do Monte e a Diocese do Funchal mobilizaram esforços para uma nova construção, lançando para o efeito um “concurso de ideias”.
O projeto vencedor é da autoria da «MBS arquitetos» e foi apresentado, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, na sala de exposições da «Casa do Romeiro», junto à igreja do Monte, refere a edição do Jornal da Madeira.
Na conferência, o pároco local, Giselo Andrade, o arquiteto Bruno Martins (da MBS) e o arquiteto Cunha Paredes, da Comissão Diocesana de Arte Sacra e presidente do júri que analisou o «concurso de ideias», explicaram em pormenor o “projeto” aprovado.
Em traços gerais, “a proposta vencedora” oferece uma conceção material, simbólica, em forma de «vela ou chama»; e enquadra-se no mesmo espaço envolvente, natural, em consonância com as montanhas e os cursos de água existentes nos arredores, e em que a anterior capela estava localizada.
A “novidade” está centrada numa espécie de «triângulo», em referência às três Pessoas da Santíssima Trindade: «Pai, Filho e Espírito Santo», anuncia o Jornal da Madeira.
O início das obras está agora dependente da disponibilidade financeira da paróquia do Monte que indicou um “plafond máximo de 400 mil euros”, confirmou o padre Giselo Andrade aos jornalistas.
JM/LFS