Funchal,17 out 2016 (Ecclesia) – O Museu de Arte Sacra do Funchal vai promover um conjunto de iniciativas abertas ao público em geral, no âmbito do Dia dos Bens Culturais da Igreja que vai ser assinalado esta terça-feira, 18 de outubro, subordinado ao tema "(Re)ver a Arte Cristã".
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o programa prevê uma “visita guiada” ao “espólio da Misericórdia do Funchal”, entre as 15h00 e as 16h00, seguida de uma revisitação do legado de “São Lucas – O Evangelista da Misericórdia”, a partir da reflexão de D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.
Esta segunda iniciativa pretende ser uma “evocação do evangelista São Lucas, no dia em que é celebrado pelo calendário católico", também como padroeiro dos artístas, e "analisando as suas narrativas em relação ao sentido da Misericórdia”.
A partir de 19 de outubro, e até 20 de novembro, data do encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia, o Museu de Arte Sacra do Funchal vai dar a conhecer “a iconografia e obra” de São Luís de Tolosa, num projeto sob orientação de Martinho Mendes e Elisa Vasconcelos, sempre entre as 15h00 e as 17h00.
A inscrição para estas iniciativas pode ser feita através do e-mail info@museuartesacrafunchal.org, ou do número de telefone 291228 900.
“Com esta participação num programa nacional, o Museu de Arte Sacra e a Diocese do Funchal procuram enquadrar-se numa perspetiva cultural e pastoral mais ampla, com e pela qual se faz da arte e da cultura veículo de evangelização”, pode ler-se.
Pretendem também contribuir para uma “releitura consistente e integrada da iconografia que, ao longo dos séculos, foi objetivando a mensagem cristã para as comunidades cristãs” do arquipélago madeirense.
JCP