Funchal: Mensagem de Páscoa de D. António Carrilho

A luz e o dinamismo do Ressuscitado!

Na madrugada da Ressurreição, tomados de assombro, de alegria e de encanto, escutámos a mais bela notícia, que ilumina os corações e abre novos horizontes de vida para o mundo: Jesus está vivo! Ressuscitou. Aleluia!

Fonte de unidade e de paz, nas Suas aparições de Ressuscitado, Jesus visita os seus discípulos para lhes comunicar pessoalmente a admirável notícia, Ele mesmo Boa Nova do Pai para nós!

Jesus conserva nas mãos, nos pés e no lado os sinais da Sua Paixão para dizer-nos que, apesar da sua glorificação e nova vida no seio da Santíssima Trindade, nunca nos abandona. Ele preocupa-se connosco, compreende os nossos sofrimentos, problemas, aspirações e necessidades, e oferece-nos, pelo Seu Espírito, a verdadeira liberdade e a Vida em abundância.

O glorioso Ressuscitado acompanha-nos nos caminhos da nossa vida, como outrora aos discípulos na estrada de Emaús, cura as nossas feridas e desânimos, faz arder o coração e convoca-nos para o encontro de fraternidade universal, permanecendo para sempre connosco. Ele abre os nossos corações à Palavra das Escrituras, aviva e fortalece a nossa fé, suscita a nossa confiança e dá-nos a segurança de quem se acolhe aos braços amorosos do Pai.

Com a alegria e o dinamismo do Espírito Santo, que “cria unidade e envia em missão”, façamos ressoar o “Aleluia” pascal nas estradas do mundo e alegremos os corações de quem sofre e habita as periferias geográficas ou existenciais.

 Luz que brilha e dissipa as trevas

No Jubileu dos 500 Anos da Criação da Diocese do Funchal, que estamos a celebrar, agradecidos pela fé recebida dos nossos antepassados, prossigamos os caminhos da missão e do anúncio jubiloso de Cristo Ressuscitado. Num mundo de espaços vazios e de palavras gastas, a novidade do mistério Pascal é luz que brilha intensamente na noite da história e dissipa as trevas.

“Ide depressa anunciar aos discípulos” (Jo 19,7). Urge pôr-se a caminho, apressadamente, para rolar as pedras do egoísmo, do ódio, da desesperança e do desamor, anunciando aos diversos meios, ambientes e culturas, a novidade e a beleza da Mensagem de Jesus Ressuscitado. Na Luz da Páscoa revela-se a verdadeira identidade de Jesus, Filho de Deus, o sentido profundo da Revelação do Pai, a grandeza e dignidade da família humana.

Neste tempo pascal, cantemos com Maria-Mãe a alegria da Ressurreição e percorramos o “caminho novo e vivo” do amor, da ternura, da partilha fraterna e da paz, iluminado pelo Espírito do Senhor Ressuscitado.

Boas Festas pascais! Jesus está vivo e permanece para sempre connosco! Aleluia! Aleluia! 

 Funchal, 20 de Abril de 2014

† António Carrilho, Bispo do Funchal

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top