Programa da viagem prevê a visita a doentes e reclusos numa «generosa atenção às periferias»
Funchal, Madeira, 13 fev 2016 (Ecclesia) – A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou hoje ao Funchal para uma visita de um mês à diocese e com “uma generosa atenção às periferias” da região madeirense.
Segundo o gabinete diocesano de informação, no programa da viagem está prevista a passagem por “locais ou instituições que requerem especiais cuidados, como a Casa de Saúde de São João de Deus, o Hospital central e o Estabelecimento Prisional do Funchal”.
A chegada ao Aeroporto, pelas 18h00, foi testemunhada por centenas de pessoas, com destaque para a presença das principais autoridades religiosas, civis e militares, para receber a imagem que, nos anos de 1948 e 2009, já tinha visitado o arquipélago.
Na sua saudação, D. António Carrilho, bispo do Funchal, salientou ainda a “representatividade” das várias entidades que se deslocaram a Santa Cruz em nome de toda a população para “uma homenagem a Nossa Senhora”.
"Esta visita será para todos um momento de muita graça e de grande significado", acrescentou, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.
No local estavam dois prelados madeirenses, o bispo emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria e o arcebispo emérito de Évora, D. Maurílio de Gouveia, para além do vice-reitor do Santuário de Fátima, padre Vítor Coutinho.
Junto ao andor de Nossa Senhora, a escritora Graça Alves exaltou a presença da imagem nas ilhas da Madeira e Porto Santo, "parte de um país que a Senhora escolheu para mostrar os caminhos de Deus”.
A Igreja Católica local destaca o forte envolvimento de todos os arciprestados e paróquias do território insular, no acolhimento à imagem de Nossa Senhora de Fátima e a participação das várias entidades sociais e políticas, forças militares e de segurança, grupos de jovens, coros e bandas filarmónicas e coletividades de diversa índole.
No passo seguinte do percurso, até ao Largo do Município, onde decorreu a cerimónia oficial de acolhimento, a imagem peregrina foi “acompanhada por cerca de 600 motards”.
Milhares de pessoas encheram o espaço diante da igreja do Colégio, no centro do Funchal, e as ruas circundantes, num momento de oração e evocação da Mensagem de Fátima.
No final, realizou-se a tradicional procissão de velas até à Sé, que percorreu as principais ruas do Funchal.
O roteiro da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese do Funchal, que se vai prolongar até dia 6 de março, inclui na próxima segunda-feira a celebração do “Dia do Doente”, a partir das 15h30, na Sé local.
No mesmo dia vai decorrer “uma Vigília de Oração pelas Vocações, entre as 19h30 e as 21h00”.
No âmbito da visita que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está a fazer a todas as dioceses portuguesas, a Igreja Católica no Funchal está a ver na ocasião uma forma de potenciar o conhecimento da mensagem mariana junto dos mais novos.
O gabinete diocesano de informação destaca por exemplo o envio de pagelas para as escolas e a preparação de catequeses sobre a mensagem de Fátima, através de meios informáticos, para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
JCP/OC