Funchal: Funeral do bispo emérito D. Teodoro de Faria marcado para terça-feira, dia 26 de agosto

Corpo vai estar em câmara ardente na catedral diocesana, a partir das 14h00 deste segunda-feira, e vai ser sepultado no jazido da diocese, no cemitério São Martinho

Foto Agência ECCLESIA

Funchal, 24 ago 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal divulgou os horários das cerimónias fúnebres do bispo emérito D. Teodoro de Faria, que vai ser sepultado no cemitério de São Martinho, na terça-feira, após Missa das Exéquias, às 11h00 na Sé do Funchal.

De acordo com a informação enviada à Agência ECCLESIA, as celebrações fúnebres vão ter lugar na Catedral do Funchal e vão decorrer durante dois dias, “permitindo à comunidade prestar a última homenagem a quem dedicou a vida ao serviço da Igreja e do povo madeirense”.

O corpo de D. Teodoro de Faria vai estar em câmara ardente na Catedral do Funchal entre as 14h00 e as 21h00 de segunda-feira, dia 25 de agosto, no dia em que será rezado o Ofício de Defuntos, a partir das 20h00.

Na terça-feira, 26 de agosto, o corpo permanecerá em câmara ardente das 8h00 até às 11h00, hora  em que vai ser celebrada a Missa das Exéquias, presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

Após a celebração da Missa das Exéquias, o corpo de D. Teodoro de Faria vai ser sepultado no jazigo da diocese, no cemitério de São Martinho, na Madeira.

D. Teodoro de Faria foi bispo do Funchal entre 1982 e 2007, durante 26 anos, após ter estudado a Universidade Gregoriana, em Roma, no Pontifício Instituto Bíblico e na École Biblique et Archeologique de Jerusalém, e ter sido reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 1976 e 1982.

“A Diocese do Funchal agradece a Deus o dom da vida, da vocação e do ministério episcopal de D. Teodoro, que guiou o rebanho que lhe foi confiado. Que o seu testemunho de fé, dedicação pastoral e amor à Igreja permaneça como inspiração viva para todos nós”, afirma em comunicado.

Sucedeu a D. Teodoro de Faria, que apresentou ao Papa BenXVI o pedido de resignação em 2006, aceite no dia 19 de maio de 2007, D. António Carrilho, que foi nisso do Funchal até janeiro de 2019, quando iniciou o ministério episcopal D. Nuno Brás.

PR

Madeira: Faleceu o bispo emérito do Funchal D. Teodoro de Faria

Partilhar:
Scroll to Top