Funchal: Faleceu o padre Manuel de Nóbrega

Sacerdote distinguiu-se no âmbito da Botânica

Funchal, Madeira, 24 out 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal noticiou hoje o falecimento do padre Manuel de Nóbrega, de 89 anos, natural da freguesia do Curral das Freiras, onde nasceu no dia 16 de Abril de 1928.

Ordenado sacerdote a 21 de agosto de 1955, foi, sucessivamente, coadjutor da paróquia de Santa Cruz, pároco de Santo António da Serra, coadjutor no Estreito de Câmara de Lobos, pároco de São Roque do Faial e pároco da Quinta Grande, tendo sido dispensado da paroquialidade a 25 de setembro de 1992, por motivos de saúde.

A Diocese do Funchal recorda que o padre Manuel de Nóbrega contribuiu para o desenvolvimento da cultura madeirense, “especificamente no âmbito da Botânica do Arquipélago”, tendo sido convidado pelo Governo Regional para organizar o herbário do Museu do Seminário Diocesano do Funchal.

Em 1998 foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo presidente da República Portuguesa,  Jorge Sampaio, e em 2016 recebeu da Câmara Municipal de Câmara de Lobos a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

“O Padre Nóbrega, assim conhecido, descobriu exemplares botânicos, como as duas plantas vasculares, e uma espécie protegida a nível mundial. Em sua homenagem, duas das espécies, endémicas da Madeira, descobertas pelo mesmo, foram descritas como Nobregae laetinervis e Fissidens nobreganus”, assinala uma nota publicada no site da Diocese do Funchal.

“A Igreja Diocesana agradece a sua vida dedicada ao serviço do Evangelho e o seu contributo para o estudo e desenvolvimento da ciência”, acrescenta o texto.

OC

Partilhar:
Scroll to Top