Funchal: Escolas Católicas tiveram formação sobre «bem educar, proteger e cuidar» das crianças

Instituições foram convidadas a «repensar o modo como se relacionam com os menores»

Funchal, Madeira, 08 mai 2023 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) promoveu, no Funchal, uma ação formativa sobre a temática da proteção e cuidado das crianças, intitulada ‘Como bem educar, proteger e cuidar na (minha) escola’.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a APEC informa que os “mais de 80 participantes” foram desafiados a “repensar o modo como se relacionam com os menores, a estar atentos a sinais de maus-tratos”, e a promover fatores de proteção, no auditório da Escola da APEL.

O workshop ‘Como bem educar, proteger e cuidar na (minha) escola’, teve como formadores Sofia Marques e Rodrigo Queiroz e Melo, que também abordaram o modo de criar um mapa de “riscos da instituição”, um código de conduta e as regras de atuação em caso de suspeitas ou denúncias.

A ação formativa para as escolas católicas na Madeira, sobre a temática da proteção e cuidado das crianças, realizou-se na sexta-feira, com a presença do bispo diocesano, D. Nuno Brás, do diretor regional de Educação, Marco Gomes, e da coordenadora da Comissão Diocesana de Acompanhamento de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis, a advogada Paula Margarido, na abertura da sessão.

O workshop ‘como bem educar, proteger e cuidar na (minha) escola’ resulta de um projeto do Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (CEPCEP), em parceria com a Associação Portuguesa de Escolas Católicas, fundada em 1998, por iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e a AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top