Funchal: Diocese lança Ano Jubilar dos 500 anos da Dedicação da Sé

Tal como a fé cristã, a catedral é sempre «um edifício em construção», recorda D. António Carrilho

Funchal, Madeira, 19 out 2016 (Ecclesia) – O bispo do Funchal abriu esta terça-feira o Ano Jubilar dos 500 anos da Dedicação da Sé do Funchal, destacando um monumento que é símbolo do “amor de Deus” e da “fé em Jesus Cristo” desde há várias “gerações”.

Na homilia da celebração, publicada na página online da diocese madeirense, D. António Carrilho realçou que a Catedral é sempre um “sinal da habitação de Deus na cidade” e ao mesmo tempo um “testemunho” da “fé” que congrega “toda a comunidade”, a cada domingo.

O prelado espera que a comemoração dos 500 anos da Sé do Funchal, que vai ter o seu ponto alto em outubro de 2017, contribua para que as pessoas façam uma “memória” agradecida da sua história cristã e continuem a dar testemunho da “herança do Evangelho vivido a cada época”.

Isto porque tal como a fé tem que ser constantemente alimentada e reforçada, a Catedral é também sempre “um edifício em construção”, frisou D. António Carrilho.

Na missa que marcou o início deste jubileu, e neste caso os 499 anos da Sé do Funchal, estiveram também como concelebrantes os bispos eméritos D. Teodoro de Faria (Funchal) e D. António Montes (Bragança-Miranda), e também diversos seminaristas.

A celebração deste aniversário está em destaque no programa pastoral da Diocese do Funchal para 2016-2017, que tem como tema “Viver, em Igreja, a alegria de ser cristão”.

Um período que vai também ser marcado pelo centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e pela visita do Papa Francisco a Portugal, em maio de 2017.

Sobre todas estas datas especiais, D. António Carrilho já fez também votos de que elas constituam para as comunidades “verdadeiras oportunidades de reflexão e renovação do ser cristão e da ação pastoral diocesana”.

Outra ocasião significativa do calendário diocesano é a celebração do encerramento do Jubileu da Misericórdia, que vai ter lugar na Sé do Funchal, no dia 19 de novembro, a partir das 16h00.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR