Funchal: Dia Diocesano do Catequista levou festa ao Curral das Freiras

Participantes refletiram sobre o tema da Liturgia

Curral das Freiras, Madeira, 11 jun 2017 (Ecclesia) – A Paróquia do Curral das Freiras, na Madeira, recebeu este sábado centenas de pessoas para o Dia Diocesano do Catequista, este ano dedicado ao tema “liturgia e catequese”.

O encontro contou com uma conferência do cónego Luís Manuel Pereira da Silva, especialista em Liturgia e docente na Universidade Católica Portuguesa, que lembrou as várias “interpelações” colocadas pela liturgia à vida da Igreja, ao mesmo tempo que alertou para o perigo de uma “catequese que não inicia à liturgia” não promove a “celebração da fé”.

“A liturgia é a história da salvação no hoje da Igreja; é a celebração do mistério pascal de Cristo; é a presença e ação de Cristo na comunidade cristã que celebra; é uma ação conjunta de Cristo e da Igreja; e é (já) um pré-saborear da liturgia do céu”, referiu o sacerdote, segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela Diocese do Funchal.

O cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa, realçou que a “catequese é para celebrar”, pelo que é fundamental que os catequizandos “apreendam o mistério central da fé” para uma “vivência em comunidade” que se “transforme em vida”.

O evento pelo Departamento de Catequese, dirigido pelo padre Héctor Figueira, instituiu-se com a entrada de D. António Carrilho na diocese (maio de 2007) e ao longo destes anos tem-se realizado em várias localidades da Madeira, “em clima de convívio e de festa”, incluindo a homenagem a catequistas com 25 e 50 anos ao serviço das comunidades paroquiais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top