Funchal: D. Nuno Brás e Miguel Albuquerque visitaram obras na Sé 

Bispo diocesano afirma que identidade do madeirense «não se entende sem estes monumentos culturais, que são de cariz religioso»

Funchal, Madeira 22 abr 2021 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visitaram esta quarta-feira as obras de conservação e restauro dos tetos mudéjares da Sé diocesana, na companhia de outros membros do executivo.

“Esta é uma obra importante para a Igreja, mas é sobretudo uma obra importante para a Região; A identidade do madeirense não se entende sem estes monumentos culturais, que são de cariz religioso”, disse D. Nuno Brás, citado pelo ‘Jornal da Madeira’.

O presidente do Governo Regional também destacou que “é uma obra importantíssima de requalificação do património edificado” e recordou que a requalificação na Sé do Funchal tem sido desenvolvida em diversas fases e começou pela recuperação da torre sineira, e em 2014, “foi todo o cadeiral e o altar-mor, bem como o retábulo”.

O bispo do Funchal e Miguel Albuquerque visitaram as obras de recuperação dos tetos mudéjares da catedral, orçadas em 1,16 milhões de euros, e o governante explicou que “está concluída o teto da nave norte”, estão a ultimar a nave sul e já começaram a “requalificação de todo o teto da nave central”.

“Estamos muito satisfeitos, porque é uma obra decisiva, muito importante na salvaguarda do nosso património edificado. No caso da Sé, trata-se de um monumento nacional, uma obra ligada à nossa História e da nossa expansão marítima”, desenvolveu, adiantando que foi lançada a empreitada final para a requalificação e iluminação de toda a Sé.

Para além das obras de conservação e restauro na Sé do Funchal, o bispo diocesano também já visitou os trabalhos que decorrem no Convento de Santa Clara.

“A catedral e o convento de Santa Clara fazem parte daquilo que é o património dos madeirenses, edifícios de referência também para qualquer turista que nos visita”, realçou D. Nuno Brás.

O ‘Jornal da Madeira’ informa ainda que no início da visita o bispo do Funchal ofereceu ao presidente do Governo Regional um livro da sua autoria sobre São Tiago Menor.

D. Nuno Brás é o primeiro orador de um ciclo de conferências integradas nas comemorações dos 500 anos do Voto a São Tiago Menor que começa hoje, às 19h30, e vai ser realizada em direto através da rede social Facebook da Diocese do Funchal.

CB/OC

https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/funchal-diocese-apresenta-programa-dos-500-anos-do-voto-a-sao-tiago-menor/?instance_id=4589

 

 

 

Partilhar:
Scroll to Top