Funchal: D. Nuno Brás destina renúncia do Advento aos cristãos de Gaza

Bispo diocesano pede que fiéis sejam «peregrinos do presépio», a caminho do Natal

Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes

Funchal, Madeira, 28 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo do Funchal anunciou que a renúncia do Advento será destinada aos cristãos de Gaza, para ajudar na reconstrução da região.

“Este ano, a nossa renúncia do Advento (a recolher no Domingo de Reis), será enviada aos cristãos de Gaza, participando, desse modo, na reconstrução não apenas dos edifícios destruídos pela guerra, mas sobretudo da vida das pessoas, feridas na alma e na esperança”, refere D. Nuno Brás, numa mensagem divulgada hoje.

Na mensagem intitulada ‘Peregrinos do presépio’, o responsável sublinha que este tempo litúrgico é um “caminho para o Natal” e um convite a não deixar que as distrações da época abafem o essencial.

Citando o Papa Leão XIV, o bispo do Funchal recorda que Deus se revelou “nos olhos confiantes de uma criança” para se tornar acessível e próximo da humanidade.

“Por entre as festas, os presentes, as músicas, não tenhamos medo de ir ao seu encontro, de cruzar o nosso olhar com o Menino do Presépio, e de permitir que Ele converta o nosso coração”, apela D. Nuno Brás.

O tempo do Advento, que se inicia este domingo, marca o arranque de um novo ano no calendário litúrgico da Igreja Católica, englobando os quatro domingos anteriores à solenidade do Natal.

Marcada pela cor roxa e pela ausência do Glória na Missa, a liturgia é marcada pelos apelos à vigilância, destacando figuras bíblicas como o profeta Isaías, São João Batista e, de modo particular, a Virgem Maria.

Nas comunidades da Diocese do Funchal, destacam-se as tradicionais ‘Missa do Parto’, na novena da preparação para o Natal, habitualmente ao final da madrugada.

Estas celebrações são um momento exclusivo para cantar versos populares, em honra da Virgem Maria e do Menino Jesus, alguns dos quais remontam aos primeiros povoadores do arquipélago.

OC

Partilhar:
Scroll to Top