Dia do Clero marcado por momentos de festa e comunhão
Funchal, 20 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. António Carrilho, assinalou esta sexta-feira 10 anos à frente da diocese madeirense.
De acordo com informações enviadas hoje à Agência ECCLESIA, a festa coincidiu com o Dia Diocesano do Clero, na Paróquia de Ponta Delgada.
Um "dia de louvor e de ação de graças", que teve como pontos altos a reunião de todos os sacerdotes à volta do altar da eucaristia e depois num convívio organizado pelo Arciprestado de São Vicente e Porto Moniz.
O bispo do Funchal, de 75 anos, é natural da Diocese do Algarve e foi ordenado padre em 1965, tendo cumprido 12 anos ao serviço das comunidades algarvias.
Depois desse periodo, esteve integrado em vários serviços da Conferência Episcopal Portuguesa, em Lisboa, nomeadamente enquanto diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã e do Secretariado Geral.
Em 1999 foi ordenado bispo na igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira (Algarve), depois de ter sido nomeado para auxiliar do Porto, onde esteve 8 anos.
A 19 de maio de 2007, assumiu o lugar de bispo do Funchal, sucedendo no cargo a D. Teodoro de Faria.
Confrontado com o facto de já ter atingido os 75 anos, idade em que pode apresentar renúncia ao cargo, D. António Carrilho referiu recentemente apenas estar disposto a afirmar, perante o Papa Francisco, a sua disponibilidade para servir.
JCP