Funchal: Conselho Presbiteral considera Missas do Parto elemento fundamental da «matriz cristã católica»

Funchal, Madeira, 18 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo do Funchal presidiu à reunião do Conselho Presbiteral, com uma reflexão sobre as Missas do Parto que aprovou unanimemente o novenário de preparação para o Natal, considerado “um dos elementos fundamentais da matriz cristã católica”.

“Sendo momentos de encontro e celebração cristã, são oportunidades pastorais que importa valorizar, quer no seu contexto de espiritualidade do Natal, quer também nos dinamismos que se desenrolam após a Eucaristia”, informa o comunicado do Secretariado Permanente.

Neste contexto, na reunião presidida por D. António Carrilho, foi realçado ainda o dever de se “manter a identidade” das Missas do Parto com o “cuidado de não desvirtuar o seu sentido e essência”.

A sessão ordinária, realizada esta quarta-feira, a última do mandato, foram abordados o desenrolar dos trabalhos do triénio e tendo reconhecido que “foi cumprida a sua missão”, o Conselho Presbiteral do Funchal realçou “alguns aspetos da vida presbiteral e diocesana que deveriam ser abordados e refletidos”.

“Recordou-se a necessidade de promover o debate dos assuntos no respetivo círculo de representação para reflexão mais abrangente e completa no âmbito do presbitério”, lê-se na informação divulgada na página na internet da diocese.

O Secretariado Permanente refere que o Conselho de sacerdotes valorizou estas ocasiões como “momentos importantes de encontro, partilha e reflexão” entre os padres.

Por último, foram dedicados “alguns momentos” a preparar “os trâmites necessários” para o próximo mandato, nomeadamente eleições e designações para integrar esse órgão diocesano de aconselhamento ao bispo que o Código de Direito Canónico indica como uma espécie de senado que representa o presbitério.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR