D. Nuno Brás quer «incentivar e potenciar» a ação social organizada da Igreja na diocese
Funchal, Madeira, 21 mai 2021 (Ecclesia) – O bispo do Funchal nomeou um novo Secretariado Diocesano da Pastoral Social, considerando “urgente” reorganizar a coordenação da ação sociocaritativa das comunidades católicas.
“Neste ano em que celebramos os 500 anos da escolha de São Tiago Menor como nosso padroeiro diocesano, e como os presentes tempos de pandemia vieram agravar e dar origem a muitas situações de carência e mesmo de pobreza, mostra-se urgente reorganizar a coordenação da ação sociocaritativa diocesana, de modo a poder incentivar e potenciar a ação social organizada da Igreja nas várias comunidades e no todo da diocese”, escreveu D. Nuno Brás.
No decreto de nomeação do novo Secretariado Diocesano da Pastoral Social, o bispo do Funchal assinala que a ação social tem sido uma das realidades em que “os cristãos madeirenses sempre se empenharam”, desde há muito tempo, e também de um modo organizado como prova a existência das Santas Casas da Misericórdia.
O responsável nomeou como diretor João José Correia; o padre Óscar Heliodoro de Andrade é o assistente da equipa constituída por mais dois elementos, Duarte de Jesus Pacheco e Maria Cecília Pereira Gouveia Cachucho.
D. Nuno Brás começa o decreto de nomeação a assinalar que a Sagrada Escritura dá conta, em inúmeras passagens, “do cuidado especial que Deus tem para com os mais fracos e os pobres”.
CB/OC