D. Nuno Brás apela a «cultura do cuidado»
Funchal, Madeira, 01 jan 2021 (Ecclesia) – O bispo do Funchal apelou hoje à implementação de uma “cultura do cuidado”, proposta pelo Papa Francisco, perante um novo ano de “desafios”, levantados pela pandemia.
“Ao iniciarmos mais um ano, cheio de imensos desafios para toda a humanidade, façamos aqui o nosso propósito de espalhar e promover à nossa volta a cultura do cuidado: cuidado do próximo, cuidado de Deus”, referiu D. Nuno Brás, na homilia da Missa a que presidiu na catedral madeirense, por ocasião da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz.
O responsável católico desafiou ao “cuidado do próximo, cuidado de Deus”.
“É deste cuidado de Deus que, na Mensagem para o Dia Mundial da Paz que hoje decorre, o Papa Francisco nos convida a ser presença e espelho”, acrescentou.
No final da Eucaristia, o bispo do Funchal desejou que “este seja verdadeiramente um ano bom, um ano vivido na paz, um ano vivido na alegria, apesar de todos os constrangimentos que possam aparecer”.
“O Senhor está connosco, nele encontramos a força, nele encontramos a segurança, nele encontramos a confiança para ultrapassar todas as dificuldades”, observou.
A Diocese do Funchal anunciou esta tarde o cancelamento da sessão de cumprimentos de Natal e Ano Novo ao bispo local, marcada para este sábado, “devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e por motivos de prevenção”.
OC
Homilia do bispo do Funchal na solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus