D. Nuno Brás assina início da Semana Santa, com a celebração de Ramos

Funchal, Madeira, 13 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo do Funchal presidiu hoje à celebração de Ramos, na catedral diocesana, assinalando o início da Semana Santa com um apelo à esperança.
Na sua homilia, divulgada pelo Jornal da Madeira, D. Nuno Brás apontou a “um novo horizonte de esperança que apenas Deus pode oferecer e garantir”.
A intervenção centrou-se no momento em que Jesus é crucificado juntamente com dois malfeitores, em particular com o chamado ‘bom ladrão’, a que oferece a partilha da sua vida “no paraíso”, ou seja, “a participação na vida eterna, na vida divina”.
“Se a sua vida foi marcada pelo pecado, neste momento decisivo ela é marcada pelo arrependimento, pela conversão; se a sua vida foi marcada apenas pelo presente e pelos prazeres que ele oferece, o momento decisivo, partilhado com o Senhor, é marcado por uma infinita abertura de horizontes”, indicou.
“Acolhemos, também nós, esta bem-aventurança dirigida ao ‘bom ladrão’ e a quantos se dispõem a caminhar na esperança. Entregamos o que somos nas mãos do Senhor; pedimos-lhe que nos ajude a viver seriamente a tarefa de salvação que Ele nos confia”, concluiu.
A Igreja Católica inicia, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, celebração da ressurreição de Cristo.
OC