Funchal: Bispo convida a participar nas comemorações dos 500 anos da diocese

D.António Carrilho enviou mensagem à diocese para a abertura das celebrações, no dia 12 de junho

Lisboa, 11 jun 2011 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. António Carrilho, redigiu uma mensagem para as comemorações dos 500 anos da diocese, onde apela à participação na missa e no concerto agendados para domingo, dia em que arrancam as celebrações.

Na missiva divulgada no site da diocese, confirma-se que a evocação da efeméride começa na tarde de 12 de junho, com uma missa na sé do Funchal, presidida pelo núncio apostólico em Portugal, o arcebispo italiano D. Rino Passigato.

À noite realiza-se um concerto na igreja matriz de Machico, “localidade onde foi celebrada a primeira Missa pelos padres franciscanos, na chegada à Madeira”, refere o prelado, lembrando que o lema das comemorações é “Igreja em Missão”.

“Deixo um convite a todos os sacerdotes, membros de Institutos de Vida Consagrada e outras instituições da Igreja, e a todo o Povo de Deus em geral – um convite, especialmente, para a grande assembleia Eucarística, na Sé do Funchal, mas também, sendo possível, para o Concerto, em Machico”, escreve António Carrilho.

Até 12 de junho de 2014, dia em que se perfazem cinco séculos de presença da Igreja Católica no arquipélago, a diocese pretende “fazer um percurso conjunto de renovação pastoral e comunhão eclesial”, assinala o prelado.

A diocese do Funchal, criada pelo Papa Leão X a 12 de junho de 1514, compreendia não só as ilhas do arquipélago mas também todos os territórios descobertos ou a descobrir pelos portugueses, estendendo a sua jurisdição por todo o território africano ocidental e oriental, Brasil e Ásia.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top