Dedicação do sacerdote da Ordem Hospitaleira aos mais frágeis foi destacada durante apresentação da obra
Funchal, 14 out 2024 (Ecclesia) – O livro «Padre Nuno Ferreira Filipe, uma força de Deus», de Tomás Freitas, foi apresentado na sacristia da Sé do Funchal, onde se destacou a dedicação do sacerdote ao Trapiche, uma instituição da Ordem Hospitaleira na ilha da Madeira.
A apresentação contou com Santiago Mira
nda Martins Villalôbos, seminarista no Seminário Redemptoris Mater de Lisboa, o irmão Padre Aires Gameiro, da Ordem Hospitaleira, Nuno Rivera Ferreira, diretor do Posto Emissor do Funchal e o autor da obra Tomás Freitas.
“Tomás Freitas, o autor, refletiu sobre a sua relação com o padre Nuno Filipe, enfatizando a honra e a responsabilidade de escrever sobre alguém que viveu uma vida dedicada aos outros. Ele afirmou que a obra poderá ser apenas o início de um estudo mais aprofundado sobre a vida do Padre Nuno Filipe”, destaca um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Santiago Villalôbos sublinhou a dedicação do sacerdote da Ordem Hospitaleira aos outros, referindo-se ao padre Nuno Filipe como o «santo do trapiche», instituição da congregação que ajuda pessoas em situação de doença, no Funchal.
O padre Aires Gameiro “partilhou experiências pessoais e profissionais ao lado do padre Nuno Filipe”, durante o evento, que terminou com uma intervenção do bispo do Funchal, D. Nuno Brás, sublinhando a “humildade e dedicação do padre Nuno Filipe”.
À sessão de apresentação quiseram associar-se, através do envio de mensagens Hélder Miranda Alexandre, também o monsenhor Manuel Saturnino Gomes e o cardeal José Tolentino Mendonça.
A sinopse do livro apresenta o padre Nuno Filipe como um “profissional na hospitalidade”, uma vez que “abraçava a hospitalidade por causas, ideais e dedicava-se por vocação e razão de serviço aos mais necessitados”.
A homenagem ao sacerdote falecido em 2011, “surge a propósito das comemorações dos centenários do seu nascimento e da inauguração da Casa de Saúde São João de Deus, no Funchal”.
LS