A ilha da Madeira tem muitos e variados locais onde a Natureza se apresenta em todo o seu esplendor, quer seja na beleza das plantas, quer nas imponentes montanhas ou no imenso mar que banha esta parcela do território português.
Difícil é escolher uma freguesia que mereça destaque, mas porque o Curral das Freiras é ponto obrigatório de paragem para quem visita a Madeira ou nela resida, é que escolhemos esta localidade, bem próxima da cidade do Funchal e com ótimas vias de acesso.
Rodeada por montanhas de grande envergadura, bem no coração da Madeira, o Curral das Freiras deve a sua denominação ao facto de no ano de 1566, as freiras do Convento de Santa Clara ao fugirem dos corsários franceses luteranos que invadiram a ilha e saquearam a cidade do Funchal, terem encontrado na localidade, o abrigo ideal para a sua segurança.
Esta ligação das freiras à freguesia também já se verificava em finais do século XV, quando a localidade foi vendida a João Gonçalves da Câmara, que, por sua vez, a doou ao Convento de Santa Clara, como dote das suas filhas que lá ensinavam.
Visitar o Curral das Freiras é uma experiência que não se esquece. A antiga estrada que vai até ao centro da freguesia, torneando os abismos, só foi construída no princípio dos anos 50 do século XX.
Atualmente há outra estrada ampla e que atravessa as montanhas num túnel tornando a viagem muito mais agradável.
Para melhor apreciar as maravilhas da Natureza que se encontram naquela localidade e em toda a ilha, o ideal é fazer um percurso pedonal numa levada. Na Madeira existem mais de 3.000 km de canais de irrigação, denominados de levadas.
No miradouro da Eira do Serrado, situado a uma altitude de 1095 metros, podemos apreciar uma fantástica panorâmica sobre o vale onde assenta a pitoresca freguesia do Curral das Freiras e as grandiosas montanhas do maciço central que a rodeiam.
Muitos outros lugares da Madeira oferecem motivos de enorme beleza que merecem uma visita que jamais será esquecida.
Sílvio Mendes