Funchal: 500 anos da diocese assinalados com Assembleia Jubilar no estádio dos Barreiros

D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e cardeal Fernando Filoni, enviado do Papa Francisco, participam nas comemorações

Funchal, 17 mai 2014 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai assinalar os 500 anos de história com uma Assembleia Diocesana Jubilar e uma eucaristia presidida pelo enviado do Papa Francisco, cardeal Fernando Filoni, na tarde do dia 15 de junho, no estádio dos Barreiros.

O programa das comemorações, divulgado hoje na página da internet da diocese, inclui também uma eucaristia presidida por D. Manuel Clemente na Sé diocesana, exposições e um congresso internacional, entre outras iniciativas.

As comemorações iniciam no Domingo de Pentecostes, 8 de junho, com uma eucaristia presidida por D. António Carrilho na Sé diocesana e a apresentação do livro e da exposição “Diocese do Funchal. Paróquias e Oragos”, na igreja do Colégio, no Funchal, a que se segue um concerto.

No dia 9 de junho decorre a apresentação pública da intervenção de conservação e restauro do retábulo e cadeiral da Sé e, no dia 10, o Dia Diocesano do Catequista.

A evocação da primeira missa celebrada na Madeira vai decorrer no dia 11 de junho, na igreja matriz de Machico, numa celebração presidida por D. António Sousa Braga, bispo de Angra.

No dia em que se assinalam 500 anos da criação da Diocese do Funchal, 12 de junho, vai ser apresentada uma medalha e carteira de selos postais comemorativos, D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa preside a uma missa na Sé e, no exterior, vai decorrer um concerto pela Orquestra de Sopros da Direção Regional de Educação/ Educação Artística da Madeira.

No dia 13 de junho, a Orquestra Clássica da Madeira e coros convidados oferecem um concerto e, no dia seguinte, o Museu de Arte Sacra inaugura a exposição “Até aos Confins da Terra”

O programa comemorativo termina no domingo, dia 15 de junho, com a Assembleia Diocesana Jubilar, que vai decorrer no estádio dos Barreiros, na cidade do Funchal, onde se faz a apresentação da coreografia sobre os 500 anos da Diocese.

Na apresentação das comemorações, D. António Carrilho recordou também a realização do Congresso Internacional “Diocese do Funchal, a Primeira Diocese Global – História, Cultura e Espiritualidades”, que se vai realizar nos dias 17 a 20 de setembro, organizado por diversas instituições científicas, em união com a Diocese do Funchal, e “a inauguração de uma escultura alusiva à efeméride, no encerramento das comemorações, em data a determinar”.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top