Frei Bartolomeu dos Mártires, marco da Igreja

D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana, enaltece memória do beato nascido há 500 anos

Fátima, Santarém, 30 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira lembrou frei Bartolomeu dos Mártires como “um homem percursor” na vida da Igreja portuguesa e em especial na vida da diocese minhota.

“Foi um homem percursor na vida da Igreja, muitas das atividades e iniciativas que ele empreendeu continuam hoje atuais e aliás algumas só se impuseram com o Concílio Vaticano II, o que revela a importância deste homem para a Igreja do país e naturalmente em especial para a Diocese de Viana do Castelo”, disse à Agência ECCLESIA, à margem dos trabalhos da 184ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorrem em Fátima.

O bispo de Viana do Castelo salientou ainda o facto de frei Bartolomeu dos Mártires ser “uma figura marcante para a Diocese de Viana do Castelo, muito querida das pessoas que querem que ele seja conhecido em todo o país e se possível no mundo”.

“Muitas das iniciativas deste beato vemo-las agora a ser retomadas pelo atual Papa Francisco o que para nós é muito significativo, como por exemplo a sua proposta no Concílio de Trento para que os bispos residam nas suas próprias dioceses que Francisco já defendeu também dizendo que os bispos não podem ser bispos de aeroporto”, precisou.

D. Anacleto Oliveira destaca ainda “a formação dos cristãos que ele iniciou com a publicação do catecismo compêndio da doutrina cristã”, a “criação do seminário” e ainda “um aspeto muito significativo que foi o seu estilo de vida de uma pobreza extraordinária e uma entrega total aos pobres”.

O Município e a Diocese de Viana do Castelo vão comemorar o 500.º Aniversário do nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires entre 3 de maio de 2014 e 18 julho 2015, de forma a dar a conhecer o seu legado e promover a causa da canonização.

“Além da tomada de posição da CEP com a publicação de uma nota pastoral sobre o beato frei Bartolomeu dos Santos” D. Anacleto Oliveira revela que seria também importante “que todos os bispos se interessassem pela causa da canonização esperando que esta chegue a um bom termo ainda que sem data marcada para tal”.

“É uma figura que não teve uma ligação só as dioceses do norte, nasceu em Lisboa e teve na sua vida uma projeção muito grande em todo o país”, sublinha o bispo.

O programa das celebrações inicia-se no sábado, com um concerto de música sacra, seguindo-se no dia seguinte “a sessão solene de abertura a ter lugar no Auditório do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com uma conferência a cargo do professor José Marques”.

Já no domingo, decorre na Igreja de São Domingos uma Missa seguida de procissão com as relíquias para a Sé de Viana do Castelo, marcando também o início “da visita das relíquias do Beato Bartolomeu a todas as paróquias da diocese”.

Todo o programa das celebrações dos 500 anos de São Bartolomeu dos Mártires (1514-2014) está disponível no portal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

HM/MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR