Francisco: Vaticano divulga rito da trasladação do corpo do Papa para a Basílica de São Pedro

Cerimónia começa na Capela da Casa de Santa Marta, sob a presidência do cardeal camerlengo

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 22 abr 2025 (Ecclesia) – O Departamento das Celebrações Litúrgicas da Santa Sé divulgou hoje o rito da trasladação do corpo do Papa para a Basílica de São Pedro, que vai decorrer esta quarta-feira, a partir das 09h00 (menos uma em Lisboa).

O guião da celebração explica que o ritual começa com o canto da antífona na Capela da Casa de Santa Marta, residência de Francisco, onde o corpo se encontra.

O cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell, asperge o corpo com água benta, antes de proferir uma oração.

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda dor, acompanhamos agora os restos mortais do nosso Papa Francisco à Basílica do Vaticano, onde muitas vezes exerceu o seu ministério de bispo da Igreja que está em Roma e de pastor da Igreja universal. Ao deixarmos esta casa, agradeçamos ao Senhor pelos inúmeros dons que concedeu ao povo cristão através do seu servo, o Papa Francisco”, refere o texto.

Depois do momento de oração, inicia-se a procissão, que passa pela Praça de Santa Marta e a Praça dos Protomártires Romanos, seguindo pelo Arco dos Sinos até à Praça de São Pedro, entrando na Basílica do Vaticano pela porta central.

O coro entoa sete salmos, cantados em latim, e a ladainha dos Santos.

O caixão do pontífice é colocado no altar da Confissão, onde é aspergido com água benta e incensado, seguindo-se a Liturgia da Palavra, presidida pelo camerlengo.

A assembleia vai rezar pelo falecido Papa, pela Igreja e pela paz, antes da recitação do Pai-Nosso e do canto do Salve-Rainha.

Após a celebração, inicia-se o período de homenagem dos fiéis que queiram despedir-se de Francisco, na Basílica de São Pedro, que vai permanecer aberta aos fiéis até à meia-noite de quarta-feira; na quinta-feira entre as 07h00 e as 24h00; e na sexta-feira, das 07h00 às 19h00.

O funeral do Papa Francisco vai ser celebrado este sábado, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), no adro da Basílica de São Pedro.

A Missa tem presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, segundo previsto no ritual das exéquias pontifícias, ‘Ordo Exsequiarum Romani Pontificis’ (82-109), naquele que é considerado o primeiro dia do “novendiales”, período de luto que se prolonga durante nove dias.

notificação do Departamento das Celebrações Litúrgicas da Santa Sé acrescenta que, no final da celebração eucarística, tem lugar o rito da ‘Ultima Commendatio’ (última encomendação) e da ‘Valedictio’ (adeus); o féretro do será levado para o interior da Basílica de São Pedro e daí para a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para a sepultura.

Francisco faleceu esta segunda-feira, aos 88 anos de idade e após mais de 12 anos de pontificado, na sequência de um AVC.

 

OC

Partilhar:
Scroll to Top