Francisco: Pastor que motiva «a continuar o seu legado de fé», Província Portuguesa da Ordem Franciscana

Fátima, 22 abr 2025 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Ordem Franciscana, reunida em Fátima, no seu 40º capítulo provincial, considera que o Papa Francisco, falecido na manhã desta segunda-feira, motiva-nos, “agora e no futuro, a continuar o seu legado de fé, paz, diálogo, esperança e cuidado da Casa comum”.

“Ajuda- nos, Papa Francisco, para que sejamos também nós semeadores do Amor que irradiava do teu sorriso e dos teus gestos, tão semelhantes aos de Cristo”, lê-se na mensagem dos Franciscanos enviada à Agência ECCLESIA.

No documento, os franciscanos pedem que o Papa Francisco “intercede por todos, todos, todos…, especialmente pelos Pastores e Governantes, para que sirvam a Paz, construam a fraternidade e defendam os mais frágeis e necessitados”.

Entre os dias 21 e 26 de abril de 2025, os frades franciscanos OFM estão reunidos em Capítulo Provincial, em Fátima.

Com o lema “Com Francisco peregrinos na esperança”, o Capítulo tem como objetivo refletir sobre a vida da Ordem em Portugal no próximo triénio 2025-2028, bem como traçar metas para o futuro.

Estão presentes 45 irmãos das 10 fraternidades existentes em Portugal.

Segundo o presidente do capítulo, frei José Gonzalez Gonzalez, a Província precisa de um projeto mais carismático, no qual haja uma renovação da vida, otimizando os recursos pessoais e a disponibilidade de todos.

O Papa faleceu esta segunda-feira, na Casa de Santa Marta, onde se encontrava em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios.

O anúncio foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top