Francisco: Papamóvel transformado em unidade móvel de saúde para as crianças da Faixa de Gaza

«Não é apenas um veículo, mas a proximidade do Papa com os mais vulneráveis» – Cáritas Jerusalém

Foto: Cáritas

Cidade do Vaticano, 05 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu que o seu papamóvel fosse transformado numa unidade móvel de saúde para as crianças da Faixa de Gaza, uma adaptação da responsabilidade da Cáritas Sueca que vai ficar ao serviço da Cáritas Jerusalém.

“As crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada”, dizia o Papa Francisco, recorda o portal online ‘Vatican News’.

A página de notícias do Vaticano destaca que no meio de uma “guerra devastadora, infraestruturas em colapso, um sistema de saúde debilitado e a falta de instrução”, as crianças são as primeiras a sofrer com a fome, infeções e outras condições de saúde precárias colocando suas vidas em risco, e quase um milhão de crianças está deslocada na Faixa de Gaza.

O Papa Francisco, num “último desejo para as pessoas a quem demonstrou solidariedade ao longo de seu pontificado”, pediu que o seu papamóvel fosse transformado numa unidade móvel de saúde para estar ao serviço das crianças da Faixa de Gaza, uma transformação que está a ser realizada pela Caritas Suécia.

“Com o veículo poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas. Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total”, destacou o secretário-geral da Cáritas Suécia, Peter Brune, num comunicado.

Na nova unidade móvel de saúde foram instalados equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infeção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais.

As crianças de Gaza, neste ‘papamóvel’ clínica, vão ter médicos e profissionais de saúde, assim que o acesso humanitário à Faixa de Gaza for permitido pelas autoridades israelitas.

“Quando o corredor humanitário para Gaza for reaberto, estará pronto para prestar assistência médica primária às crianças em Gaza”, asseguram as duas Cáritas envolvidas neste projeto.

O papamóvel de Francisco foi confiado à Caritas Jerusalém, que tem mais de 100 agentes dedicados à prestação de cuidados de saúde, e vai procurar responder à crise humanitária na Faixa de Gaza, onde quase um milhão de crianças está deslocada.

“Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise”, assinala o secretário-geral da Cáritas Jerusalém, Anton Asfar.

Para Peter Brune, da Cáritas Suécia, este papamóvel “não é apenas um veículo”, mas uma mensagem de que “o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza”, divulga o portal online ‘Vatican News’.

A Cáritas Jerusalém apresenta a nova unidade móvel de saúde como ‘veículo da paz’, apela também a um cessar-fogo “imediato e duradouro”.

“O nosso trabalho em Gaza é uma prova do nosso compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar da comunidade, mesmo nas condições mais difíceis”, assegurou Anton Asfar.

CB

Partilhar:
Scroll to Top