Francisco: Papa passou uma noite tranquila, e inicia novo dia de internamento

Novo boletim com informações clínicas de Francisco é divulgado este sábado

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 08 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa “está a descansar” e a noite foi tranquila, informou hoje o Vaticano, após uma sexta-feira com uma situação estável, onde passou 20 minutos na capela do 10.º andar do Gemelli, onde está internado desde 14 de fevereiro.

“A noite passou tranquilamente, o Papa está a descansar”, informou o Vaticano na manhã deste sábado, Francisco dormiu com a ajuda de ventilação mecânica não-invasiva.

Esta sexta-feira, dia 7 de março, o Papa manteve-se em situação estável, um dia de “descanso e oração”, prosseguindo os tratamentos, incluindo a fisioterapia respiratória e motora, e passou 20 minutos na capela do 10.º andar do Hospital Gemelli.

“Esta manhã, o Papa recolheu-se durante cerca de 20 minutos, na pequena capela do quarto do Gemelli, no 10.º andar, para um momento de oração privada. No decorrer do dia, continuou as suas atividades de trabalho”, informou a sala de imprensa da Santa Sé, divulgou o portal de notícias do Vaticano.

A oração do Rosário na Praça de São Pedro, na noite de quinta-feira, ficou marcada por uma mensagem de agradecimento do Papa enviada aos peregrinos, ouvida no início da cerimónia; Francisco está “comovido com as numerosas mensagens de afeto que lhe são enviadas diariamente e agradecido pelas orações do povo de Deus”.

Um novo boletim médico é publicado este sábado, o foi último na quinta-feira, tendo em conta a estabilidade do quadro clínico, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco está internado desde 14 de fevereiro, devido a problemas respiratórios.

O Papa foi diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral, num quadro clínico definido como complexo.

A quarta hospitalização de Francisco, no 10.º andar do Gemelli, desde 2021, é a mais longa do pontificado.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; a 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco.

OC/CB

Partilhar: