Francisco: Papa espelha «riqueza, atualidade e verdade» do Evangelho

D. Pio Alves presidiu à celebração do Te Deum pelo primeiro aniversário da eleição do cardeal Bergoglio

Porto, 17 mar 2014 (Ecclesia) – D. Pio Alves presidiu este domingo à celebração do Te Deum em ação de graças pelo primeiro aniversário da eleição de Francisco, um Papa que “espelha a riqueza, a atualidade e a verdade” dos textos da Bíblia.

“O Papa Francisco, por quem rezamos, por quem damos graças a Deus, espelha a riqueza, a atualidade e a verdade dos textos proclamados, para nosso alimento, nesta celebração”, disse o administrador apostólico da Diocese do Porto na homilia que proferiu na catedral.

D. Pio Alves revela que “a força da linguagem dos gestos” se tornou “notória, desde o primeiro momento” revelando desde o início “a força da verdade da simplicidade e da simplicidade da verdade”.

“A verdade que não se ensaia”, acrescentou o administrador apostólico da Diocese do Porto.

“Vemos feitas realidade, nos seus gestos e palavras, aquela sentença de Jesus Cristo: todo aquele ‘que se tornou discípulo do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas’ (Mt 13,52)”.

Para D. Pio Alves as coisas quando “saem do coração, ditadas pelo amor de pai, são sempre novas”, tomando corpo e entrando, ou reentrando “com novo vigor, na gramática da Igreja palavras e atitudes como: proximidade e ternura, periferias e pobres; em suma, a misericórdia de Deus e a misericórdia dos filhos de Deus para com todos os seus irmãos os homens”.

Francisco é na opinião do administrador apostólico da Diocese do Porto “um sucessor de Pedro que, na riqueza dos carismas e dos inesgotáveis variados modos de ser e de estar, não contradiz mas se soma aos Pontífices que o precederam”.

Ao longo do primeiro ano de pontificado o Papa revelou “uma diversidade que se constrói sobre a unidade e que constrói a unidade”, conclui.

O primeiro ano de pontificado de Francisco, iniciado a 13 de março de 2013, está em destaque numa secção especial do portal da Agência ECCLESIA, com cronologia, comentários, vídeos e fotogalerias.

“Te Deum” é um hino de ação de graças, que inicia com as palavras latinas “Te Deum Laudamus” (“A Ti, ó Deus, louvamos”, cantado na liturgia católica para expressar gratidão a Deus.

MD/PR

Partilhar:
Scroll to Top