Diretora-executiva salienta que Francisco «deu uma nova vida a séculos de doutrina católica»

EUA, 22 abr 2025 (Ecclesia) – O Movimento ‘Laudato Si’ uniu-se hoje «à Igreja Universal em luto pelo falecimento do Papa Francisco», salientando o contributo do pontífice para a promoção do cuidado com toda a criação.
“O olhar do Papa Francisco para o cuidado da criação influenciou políticas, inspirou milhões de pessoas e fortaleceu a nossa missão”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA, assinada pela diretora-executiva do movimento, Lorna Gold.
O organismo lembra um pastor que transformou a compreensão de todos sobre o “relacionamento com Deus, uns com os outros e com toda a criação”.
“Como líder espiritual que guiou a nossa Igreja durante 12 anos, o Papa Francisco deu uma nova vida a séculos de doutrina católica. Como homem que inspirou a mim e ao nosso movimento, o seu carinho, humildade e compromisso com o bem comum mostraram-nos um novo caminho a seguir”, salienta.
Além disso, Lorna Gold destaca que o Papa “despertou um sentimento de renovada esperança e recomeço para muitos”, por isso é “muito oportuno” que “tenha passado para o descanso eterno durante a Páscoa”, quando se celebra “a renovação de toda a vida”.
“Rezamos em agradecimento pelo dom do Papa Francisco e por ter compartilhado os seus preciosos momentos na Terra”, refere.
O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral (Ictus Cerebri), a que se seguiu um coma com “colapso cardiovascular irreversível”, esta segunda-feira, na Casa de Santa Marta.
Francisco encontrava-se na residência oficial em convalescença desde 23 de março, após um internamento de 38 dias no Hospital Gemelli, devido a problemas respiratórios, informou o Vaticano.
O funeral de Francisco acontece este sábado pelas 10h (menos uma em Lisboa), no adro da Basílica de São Pedro, com a Missa a ser presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
O anúncio da morte do Papa foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell, esta segunda-feira: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda dor que devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 07h35 desta manhã, o Bispo de Roma Francisco regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”.
LJ/OC
«Laudato Si»: Encíclica inédita colocou Igreja Católica na luta por uma «ecologia integral»