Organização internacional nasce de um projeto criado em Buenos Aires, pelo então arcebispo D. Jorge Mario Bergoglio
Cidade do Vaticano, 22 abr 2025 (Ecclesia) – A Fundação pontifícia Scholas Occurrentes despede-se do Papa “com amor e tristeza” e afirma que “o seu legado continuará a viver”, Francisco, nesta Páscoa, “morreu e ressuscitou”.
“Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de sentido, de encontro e de Francisco. Estamos tristes com a sua partida, mas estamos fortalecidos pelo seu exemplo e pelo objetivo que confiou à Scholas Ocurrentes: continuar o seu legado de amor, dedicação e objetivo para os jovens e para o mundo necessitado”, lê-se numa nota publicada online, e enviada à Agência ECCLESIA.
O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral (Ictus Cerebri), a que se seguiu um coma com “colapso cardiovascular irreversível”, esta segunda-feira, dia 21 de abril, na Casa de Santa Marta, o anúncio da morte foi feito pelo cardeal camerlengo, D. Kevin Farrell.
“Estamos profundamente comovidos com a sua morte, acompanhamos a comunidade católica e todos aqueles que, independentemente das suas convicções, encontraram em Francisco uma referência de humanidade e dedicação”, refere Scholas Occurrentes que se “despede com amor e tristeza”.
A fundação pontifícia assinala que “o exemplo de uma vida de propósito no amor pelos outros” é a marca indelével de Francisco que ficará “não só do seu papado, mas de toda a sua passagem por este mundo”, e Scholas Occurrentes “é o fruto desse objetivo”.
Desde a sua criação, Scholas Occurrentes tem trabalhado para promover o diálogo inter-religioso através de experiências educativas, este projeto nasceu dos programas “Escola de Vizinhos” e “Escolas Irmãs” desenvolvidos na cidade de Buenos Aires por iniciativa do então arcebispo local, D. Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.
“No seu amor pelos jovens, o Arcebispo Bergoglio inspirou-nos a criar este espaço seguro para eles se encontrarem. Pela sua mão e durante mais de 13 anos, Scholas difundiu e construiu a cultura do encontro e do sentido, a receita do Papa para um mundo mais humano”, desenvolve a fundação pontifícia.
O funeral do Papa Francisco é celebrado este sábado, dia 26 de abril, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), no adro da Basílica de São Pedro; a Missa tem presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício
‘Scholas Occurrentes’ é uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas, iniciativa que visa criar uma rede de escolas para a inclusão, com recurso ao desporto e à arte.
O Papa Francisco visitou a sede portuguesa da fundação pontifícia ‘Scholas Occurrentes’, em Cascais, no dia 3 de agosto de 2023, quando esteve em Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 (de 2 a 6 de agosto).
CB/OC